Onde tem Samba no Rio: conheça as rodas de samba imperdíveis na Cidade Maravilhosa
Considerado um ritmo que traduz a essência da Cidade Maravilhosa e dos cariocas, o samba é a alma do Rio de Janeiro. Quem visita a cidade, ou quem vive nela, pode encontrar uma infinidade de bons sambas no Rio, desde as rodas de samba mais tradicionais até as mais modernas, espalhadas por diferentes bairros, onde estão sempre mantendo a cultura viva e pulsante.
Por isso, para os amantes do ritmo, o Rio de Janeiro é um verdadeiro paraíso. Seja na histórica Pedra do Sal, nas rodas da Lapa ou nos encontros em Santa Teresa, a cidade oferece diversidade em opções para quem quer sentir o ritmo no pé e se entregar à atmosfera única do samba. Cada lugar tem sua própria energia, mas todos compartilham a mesma paixão: o amor por essa música que é parte da identidade brasileira.
Neste artigo, o Visit Rio te traz alguns dos principais locais onde você pode encontrar samba no Rio, para você garantir o samba no pé durante sua semana, até mesmo nas segundas-feiras.
Pedra do Sal – Saúde
A segunda-feira mais famosa do Rio de Janeiro é no samba da Pedra do Sal!
O samba é uma tradição viva no local, considerado o berço desse ritmo tão brasileiro. Há 16 anos, o local recebe a famosa Roda de Samba da Pedra do Sal, que acontece todas às segundas-feiras, das 18h à meia-noite, mantendo viva a essência do samba carioca.
E o samba ficou tão famoso que virou ponto turístico, e agora você também pode conferir o rolê nas sextas, sábados e domingos a partir das 18h até umas 03 da manhã, sim, você samba quase até o dia amanhecer.
É o programa ideal para quem quer curtir a noite no estilo carioca, com samba no pé, cerveja gelada (ou caipirinha) e a companhia de amigos.
Localização: R. Tia Ciata – Saúde, Rio de Janeiro
Saiba mais: @pedradosaloficial
Sambotica – Botafogo
Todo primeiro domingo do mês, a Sambotica traz a energia do samba para o bairro de Botafogo, na Rua Farani. O evento é uma celebração cultural, que transforma o local em um ponto de encontro para os amantes do samba e da cultura carioca.
Para quem deseja experimentar de perto a riqueza cultural do Rio de Janeiro e sentir a paixão que o samba desperta, o samba da Sambotica é parada obrigatória!
O samba rola de 15h às 22h e o local tem área infantil e muito chope gelado!
Localização: Praça Chaim Weizmann (Rua Farani, Botafogo)
Saiba mais: @sambotica.oficial
SIBIC – Lapa
Se segunda é dia de Pedra do Sal, quinta é dia de SIBIC no Rio!
Toda quinta, a Fundição Progresso é palco do Samba Independente dos Bons Costumes, que reúne uma nova geração de talentosos sambistas. O grupo embala o público com um repertório repleto de clássicos do samba, trazendo o alto astral carioca para animar a noite.
Os ingressos estão disponíveis tanto online quanto na bilheteria da Fundição Progresso. O samba no Rio perfeito para quem deseja aproveitar essa experiência musical única no coração da vida boêmia do Rio: a Lapa!
Localização: R. dos Arcos, 24 – a 50 – Centro, Rio de Janeiro
Saiba mais: @independentedosbonscostumes
Samba na Serrinha – Centro
A partir das 19h, toda sexta-feira, a Rua Camerino é palco do Samba na Serrinha, uma roda de samba semiacústica em homenagem ao Império Serrano, realizada no Quilombo Cultural Urbano – Casa do Nando, o evento celebra a tradição e a história de uma das mais icônicas escolas de samba do Rio.
Para os apreciadores de boa comida e bebida, a casa abre suas portas a partir de 12h com feijoada. Além disso, até às 23h, os visitantes ainda podem aproveitar a dose dupla de caipirinha. É o programa ideal para quem procura samba no Rio!
Localização: Rua Camerino, 176 – Centro, Rio de Janeiro
Saiba mais: @sambanaserrinha
Sambastião – Glória
O bairro da Glória recebe a feira do Sambastião, na Praça do Russel, um sábado por mês. Ocupado pela roda de samba há 10 anos, o espaço fica cercado por barraquinhas de comida, artesanato e cervejas artesanais.
A Roda de Samba Sambastião é um projeto de resgate cultural, que deseja preservar o samba verdadeiro. Ela nasceu em 20 de janeiro de 2012, para pagar uma promessa ao Padroeiro da Cidade. O Sambastião também apresenta seu trabalho em palcos, casas de shows e eventos em geral.
Localização: Praça Luís de Camões (Rua do Russel) – Glória, Rio de Janeiro
Saiba mais: @rodadosambastiao
Samba dos Guimarães – Santa Teresa
Para quem deseja uma boa programação de final de semana, o Mercado de Pulgas do Largo dos Guimarães, em Santa Teresa, é o cenário perfeito para curtir a roda de samba dos Guimarães, que acontece todos os sábados à noite, a partir das 19h. O evento conta com uma atmosfera autêntica e descontraída, ideal para os amantes do samba e da cultura carioca.
Os ingressos podem ser adquiridos de forma prática pelo Instagram, ou, para quem prefere, estão disponíveis também na bilheteria do local, na hora do evento.
Localização: Rua Almirante Alexandrino, 501 – Santa Teresa, Rio de Janeiro
Saiba mais: @sambadosguimaraes
Samba da Volta – Centro
Para começar a semana bem, nada melhor que um sambinha no domingo!
Todo domingo, a partir de 15, acontece o Samba da Volta, na rua da Constituição, no Centro do Rio, fazendo com que você tenha um domingo cheio de alegria, cerveja e, claro, muito samba.
Localização: Rua da Constituição, 54 – Centro, Rio de Janeiro
Saiba mais: @sambadavolta
Samba do Trabalhador – Andaraí
No Andaraí, segunda-feira não é um dia triste para o trabalhador, isso graças a roda de samba do trabalhador!
Afinal, se o seu bar não abre na segunda, é dia de ir pro bar! Você pode comprar seu ingresso pela internet, visitando as redes sociais do evento!
Fundado por Moacyr Luz em 2005, o Samba do trabalhador teve seu nome inspirado no dia de suas apresentações, todas às segundas-feiras, no Clube Renascença. Isso porque, ao contrário da maioria das profissões, as folgas dos músicos são sempre nas segundas. Por isso que, há 16 anos, Moacyr decidiu usar essa data como uma oportunidade rara de reunir seus amigos do samba. O encontro casual virou patrimônio cultural e reúne milhares de pessoas no coração do Rio de Janeiro!
Localização: R. Barão de São Francisco, 54 – Andaraí, Rio de Janeiro
Saiba mais: @moacyrluzesambadotrabalhador
Pagode da Garagem – Centro
Toda terça tem Pagode da Garagem, na praça Tiradentes, com muito pagode e samba para os amantes da música começarem a semana com muito samba no pé!
O evento é um samba colaborativo, onde quem pode, paga mais, e quem não pode, paga menos. Os ingressos variam entre R$5 a R$30 e você pode adquirir no Sympla. Para mais informações visite as redes sociais da roda!
Localização: Rua Praça Tiradentes, 81. Centro/RJ
Saiba mais: @pagodedagaragem
Capiberibe 27 – Santo Cristo
O samba que viralizou nas redes sociais rola em dias variados, a partir de 19h.
A entrada é colaborativa de 10 reais e a dica é chegar cedo porque dá muuuuita fila. O local é uma associação com 17 amantes da arte, então tem área de comida, bebidas e até museu lá dentro.
Localização: R. Capiberibe, 27 – Santo Cristo, Rio de Janeiro (Morro do Pinto)
Saiba mais: @capiberibe27
Agora é só escolher seu samba preferido e ir curtir as rodas de samba no Rio!
Rio Scenarium – Centro
Eleito um dos 10 melhores bares do mundo, o Rio Scenarium é o tipo de lugar que você precisa conhecer!
Espaço de cultura e tradicional casa de shows brasileira, a casa é um daqueles lugares que, só de olhar, você já sente a vibe carioca pulsando.
No passado, a casa já abrigou até uma famosa gafieira – Clube Humaitá de Dança. Hoje, o local conta com 7 ambientes, que ficam distribuídos em três andares, serve drinks maravilhosos, muita comida brasileira e, claro: tem samba!
Toda quarta é dia de samba e gafieira, e aos sábados tem a combinação tradicional do Rio de Janeiro: samba e feijoada! Vale muito a pena conhecer!
Localização: R. do Lavradio, 20 – Centro, Rio de Janeiro
Saiba mais: @rioscenarium
Quer ficar por dentro de dicas e informações úteis sobre o Rio de Janeiro? Então não deixe de acessar o blog e o Instagram do Visit Rio para você não perder as novidades na hora de fazer seu roteiro para o Rio!
Foto de destaque: Sibic/Divulgação