Saiba mais sobre a famosa Rua Dias Ferreira do Leblon
A Rua Dias Ferreira faz a ligação da Gávea com o Leblon, através da Avenida Bartolomeu Mitre. O local conta com um leque bastante variado de opções de restaurantes e bares, oferecendo grande diversidade de estilos gastronômicos além da culinária brasileira, como a gastronomia oriental, italiana, francesa, entre outras.
Um lugar perfeito para curtir o pós-praia ou um happy hour com os amigos, a Rua Dias Ferreira, no bairro Leblon, foi se transformando em um centro gastronômico para todos os gostos e todas as pessoas, além de ficar pertinho da estação de metrô Antero de Quental.
Por isso, o Visit Rio quer trazer para você um olhar sobre a famosa rua do Leblon, conhecida por seus restaurantes, bares e galerias. Vem com a gente!
Saiba mais sobre a famosa Rua Dias Ferreira do Leblon
Em junho de 2021, foi sancionada a Lei Nº 6.936, que reconheceu a rua como Polo Gastronômico da cidade do Rio de Janeiro. Essa iniciativa não apenas visa fortalecer os empreendimentos comerciais do local, mas também promover o desenvolvimento social e econômico da região, por meio de ações que buscam desde a adequação do trânsito até a inclusão no roteiro turístico oficial da cidade.
Com uma variedade impressionante de opções gastronômicas que vão desde a culinária brasileira até a oriental, italiana, francesa e muito mais, a Rua Dias Ferreira é um ponto de encontro para os apreciadores da boa comida e de experiências inesquecíveis na Cidade Maravilhosa. A Dias Ferreira fica perto do bairro da Gávea e da estação de metrô Antero de Quintal.
Conheça a história da Rua Dias Ferreira
A história da Rua Dias Ferreira, originariamente chamada Rua do Sapé, remonta aos primórdios do Leblon, sendo fundamental para a conexão com o bairro, o conectando ao Largo da Memória até a Praça Atahualpa.
O lugar, que foi o principal personagem de muitas novelas do autor Manoel Carlos, ganhou até um livro para contar suas histórias. A autora, Fernanda Gentil, descreve em detalhes a trajetória da rua desde os indígenas karianés, instalados em um povoado tamoio na região onde décadas depois se formou o bairro.
A denominação oficial de Dias Ferreira, adotada em 1917, homenageia Antônio Dias Ferreira, médico e político notável na história do Rio de Janeiro.
5 dicas de restaurantes na Rua Dias Ferreira
1. Sushi Leblon
O Sushi Leblon foi o primeiro restaurante japonês da Zona Sul do Rio de Janeiro, inaugurado em setembro de 1986. Localizado na Rua Dias Ferreira, é conhecido pela mistura de tradição e inovação em sua culinária, sem deixar de lado o ambiente cool, sendo premiado diversas vezes como o melhor da cidade.
Se você ama cultura e comida japonesa, precisa visitar o restaurante, que conta com o cardápio do Chef Cássio Hara.
2. Boteco Rainha
Inspirado nos botecos portugueses e espanhóis, o Boteco Rainha foi inaugurado em agosto de 2020 pelo chef Pedro Artagão, do grupo Irajá, oferecendo um menu completo com aperitivos, gastronomia criativa e muitos frutos do mar.
O cardápio do restaurante tem como destaque as delícias do mar, como polvo grelhado com ervas, a moqueca de peixe e seu tradicional peixe assado, além do caldinho de frutos-do-mar, receita muito requisitada no restaurante.
3. Belmonte
Um dos bares mais badalados e históricos da Rua Dias Ferreira, o Boteco Belmonte oferece ao grande público seus aperitivos e pratos tipicamente brasileiros, como pastéis com diversos recheios: alguns dos mais famosos são os de picanha, carne seca com catupiry, entre outros. E, óbvio, aproveitar o famoso chopp gelado da casa.
Clássico carioca desde 1952, o bar tem casa no Leblon, Leme, Ipanema e Copacabana. Em 2021, levou o estilo de vida do Rio de Janeiro para São Paulo, quando inaugurou uma unidade no bairro Vila Madalena.
4. Zaya Leblon
Com os drinks assinados por Tato Giovannoni, argentino eleito o melhor bartender em 2020 pelo The World’s 50 Best, a badalada drinkeria Zaya Leblon está localizada na Rua Dias Ferreira e serve drinks deliciosos, autorais e com nomes criativos, a exemplo do drink “Como uma onda”, feito com spirulina azul, gim, tônica, água do mar e limão siciliano (cítrico, aromático e refrescante) e o Garden Fizz, em copo americano longo com gim, limão siciliano, elderflower, orange bitter, pepino e tônica.
A culinária também é destaque no local, oferecendo steak tartare sobre mandiopam crocante e aioli de Dijon, bao vegano com berinjela empanada, “maionese” de abacate e picles de cebola roxa e um spring roll de ceviche de banana da terra. Chega a dar água na boca, né?
5. Restaurante Salí
De gastronomia mediterrânea, o Restaurante possui um nome em referência à salicórnia, também conhecida como aspargo do mar ou sal verde, aspargo marítimo da região. Com um menu que apresenta influências grega, libanesa, da Argélia e do Marrocos, a casa é comandada pelo chef Ricardo Lapeyre e o restaurateur Eduardo Preciado.
Além de se deliciar com as massas da casa, como o espaguete de mexilhões, lambreta, vôngole e molho dieppoise, há uma seleção de peixes da orla do Rio. Os drinks também são destaque, como o Bloody Salí, uma versão mais ácida e picante, com vodca, siciliano, suco de tomate, tinta de lula, azeitona e sal de páprica.
A diversidade pulsante da Rua Dias Ferreira é um retrato vivo do Leblon. Conhecida por misturar tradição e modernidade, a famosa rua carioca mistura estabelecimentos icônicos como a Livraria Argumento, frequentada e apreciada por muitos, ao lado de restaurantes consagrados como o Galeto e o La Mole, o que reflete a riqueza da oferta gastronômica e cultural, além de ser palco de constantes inovações.
Essa rua abraça as novidades e mantém viva a tradição em um equilíbrio perfeito, expondo empreendimentos imobiliários sofisticados, tendo alguns dos metros quadrados mais valorizados da Zona Sul.
Gostou de viajar nessa com a gente? Então não deixe de conferir o nosso blog e nosso Instagram que está cheio de dicas, seja para sua viagem pelo Rio ou apenas um dia de bate perna pela cidade maravilhosa!