Um dos parques mais tradicionais e queridos do Rio de Janeiro, a Quinta da Boa Vista é um verdadeiro mergulho na história do Brasil, e também o local perfeito para aproveitar com os amigos e família.
Localizada em São Cristóvão, o espaço foi a antiga residência da família real portuguesa, e hoje é um espaço aberto para todos, perfeito para um piquenique, e para praticar esportes, mas também é possível ir ao Museu Nacional, recém reaberto, ou ao Zoológico BioParque que fica por lá.
Saiba o que fazer na Quinta da Boa Vista.
Um passeio pela história do Rio
A Quinta da Boa Vista foi construída no século XIX e fez parte da vida da família imperial, enquanto estava sediada no Brasil. O palácio, que abrigou D. Pedro II, tornou-se o Museu Nacional, um dos mais importantes do país. Após o incêndio de 2018, o museu passou por um intenso processo de reconstrução e foi parcialmente reaberto em setembro de 2025, mas se encontra fechado novamente para finalizar as obras.
Além do palácio, o parque mantém suas tradições com seus jardins e lagos, inspirados no estilo europeu, com amplos gramados e caminhos com sombras.
Natureza e lazer para todas as idades
Com uma área de mais de 150 mil metros quadrados, a Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques urbanos do Rio.
O espaço oferece área para tudo que você imaginar: piquenique, caminhada, passeios de pedalinho, trilhas leves, espaço para andar de skate, patins e bicicleta, rola brinquedos para as crianças aos finais de semana (como pula pula), e às vezes tem até alguns eventos. É o espaço perfeito para curtir o dia inteiro, basta levar uma toalha, canga ou cadeira de praia e aproveitar. Ah, você pode levar sua própria alimentação também, ou consumir no local.
Aproveite para conhecer o BioParque do Rio
O BioParque do Rio é outra opção de o que fazer na Quinta da Boa Vista. O antigo zoológico foi totalmente reformulado e hoje segue o conceito de conservação e bem-estar animal.
Lá, os visitantes podem ver de perto girafas, hipopótamos, elefantes, aves raras e outros animais em ambientes mais amplos e sustentáveis.
Aos fins de semana e feriados, o parque costuma ficar cheio, então compre o ingresso antecipado.
Saiba mais: @bioparquedorio
- Endereço: Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão
- Horário: aberto diariamente, das 7h às 18h
- Como chegar: de metrô (estação São Cristóvão – Linha 2), de trem (SuperVia) ou ônibus.
- Entrada: gratuita (o BioParque tem ingresso pago à parte).
























