O Rio de Janeiro é famoso pelas suas praias que são cartão postal e mundialmente conhecidas: a cinematográfica Copacabana e a tão adorada Ipanema.
Mas, durante a alta temporada, essas faixas de areia costumam ficar lotadas. Por isso, para quem busca tranquilidade, pode não ser a melhor opção. Mas calma que tem muito opção na Cidade Maravilhosa!
Com cenários paradisíacos e clima de refúgio, algumas praias ficam mais afastadas e garantem sossego até mesmo na alta temporada. Descubra neste guia as praias menos conhecidas (ou frequentadas) do Rio!
Praia da Joatinga, ou Joá para os íntimos
Escondida entre os bairros da Barra e São Conrado, a Joatinga é pequena, charmosa e cercada por paredões de pedra.
O acesso é gratuito e feito através do Condomínio Joatinga, na altura da Rua Sargento José da Silva, nº 300, por uma trilha rápida e curta.
Ela é indicada para quem gosta de surf, mas tem seus dias de mar calmo. Por estar situada em uma faixa de areia estreita, é preciso observar a tábua das marés antes de ir.
Praia do Secreto
Tudo bem, a Praia do Secreto viralizou e hoje não é mais tão conhecida. Mas, durante a semana, mesmo na alta temporada, ainda vale a visita.
Formada por uma piscina natural que aparece apenas na maré baixa, a Praia do Secreto é um tesouro no Recreio.
O acesso exige uma trilha moderada (ou o pagamento do rapel), mas a recompensa é um banho de mar em águas cristalinas que você não vai esquecer.
Para quem não deseja fazer a trilha, pode caminhar até o final da praia do Pontal (após a Macumba), que logo após o Rio também há uma piscina entre as pedras que aparece na maré baixa, essa sim é segredo dos moradores.
Praia da Reserva
Uma das praias mais tranquilas do Rio, a Praia da Reserva conta com uma faixa de areia extensa e vegetação nativa, uma vez que é área de preservação.
Por isso, não há muitos quiosques na região, o que garante sossego, mas requer preparo: leve lanches e bebidas para passar o dia. Se buscar agito, há os quiosques famosos pelas festas, como o Pesqueiro, na região.
Num geral, a praia fica bem vazia. É ideal para quem busca contato com a natureza e um ambiente menos urbano.
Praia do Abricó
Localizada em área de preservação, a Praia do Abricó fica dentro do Parque Natural Municipal da Prainha e é conhecida pelo ambiente reservado e por ser um dos únicos espaços naturistas oficiais do Rio. Sim, você pode praticar nudismo lá.
Apesar de não ter quiosques, pouco acima fica a Prainha, onde há bons restaurantes.
É perfeita para a alta temporada e costuma ter águas tranquilas no verão, ainda que geladas.
Praia do Perigoso
Parte do circuito das Praias Selvagens, quem quer chegar na Praia do Perigoso precisa passar por uma trilha moderada de cerca de 40 minutos.
O esforço é recompensado por um cenário paradisíaco, com pouca estrutura (leve lanches e bebidas), mas muito contato com a natureza. Perfeita para quem gosta de aventura e exclusividade. Na vez que fui, havia apenas outras duas pessoas por lá.
Extra: Ilha das Palmas
Quem quer fugir da alta temporada também pode se aventurar em passeio pelas Ilhas do Rio. Localizadas a poucos km da costa, várias empresas fazem o passeio para lá.
É possível passar o dia no barco e mergulhando nas águas cristalinas. Vale MUITO a pena!
Agora, se a sua vibe é povão e curtição, as praias do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema e Barra durante o verão são perfeitas pra você!
Não importa seu estilo de viagem, o Rio tem tudo que você imaginar!
























