Parque Lage: um dos melhores lugares para visitar no Rio
Aos pés do Cristo Redentor está o Parque Lage, um dos melhores lugares para visitar no Rio. Este refúgio deslumbrante, com uma visão única da fusão entre natureza, arte e história, está localizado no bairro do Jardim Botânico. O palacete reúne milhares de turistas e cariocas que amam fotografar, fazer piqueniques e passar um tempo entre família e amigos, principalmente nos finais de semana.
O Visit Rio separou alguns pontos importantes para agregar à sua visita no Parque Lage. Quer saber mais? Leia abaixo:
A área com mais de 52 hectares foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro em 14 de junho de 1957.
Uma das atrações mais icônicas do Parque Lage é o Palacete Lage, uma mansão de arquitetura neoclássica que hoje se encontra a renomada Escola de Artes Visuais, a EAV. É lá que você encontra, também, a famosa piscina das fotos do local e ao redor dela está localizado o conhecido restaurante/café e os acessos para a escola de arte.
No Parque Lage a entrada é gratuita, porém, você precisa reservar o ingresso pelo site oficial do palacete, tendo em vista a quantidade de moradores e turistas que visitam o local.
É necessário também fazer a reserva do ingresso pelo Sympla, ainda que a entrada seja gratuita. O Parque Nacional da Tijuca está aberto diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, das 8h às 17h.
No Parque Nacional da Tijuca tem uma grande diversidade de opções de entretenimento para todos os públicos, desde áreas para piquenique até voo livre, escalada, trilhas, etc. Você consegue chegar no Parque Lage de diversas maneiras, a melhor sendo de transporte público.
A história do Parque Lage: um dos melhores lugares para visitar no Rio
O Parque Lage foi um engenho de açúcar durante o Brasil colonial. Sua história se inicia em 1811 quando Rodrigo de Freitas Mello e Castro assumiu a antiga fazenda às margens da Lagoa.
Já na década de 1920, na posse do brasileiro, o proprietário da época, Henrique Lage, que se apaixonou por uma cantora de ópera italiana chamada Gabriela Besanzoni. Ele reformou o local e se inspirou num “palazzo romana”. Enquanto o local era moradia do casal, haviam festas ao redor da piscina e Gabriela cantava para seus convidados no famoso terraço da construção.
Um dia, Henrique precisou se desfazer do palacete devido à dívida em seu nome e o local foi transformado em um parque público, no ano de 1957 foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, se tornando uma das maiores atrações turísticas do Rio.
Desde 2004, o Parque Lage é parte do Parque Nacional da Tijuca (vegetação típica de Mata Atlântica) e está sob a administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Conheça os tesouros escondidos de um dos melhores lugares para visitar no Rio
Poucas pessoas sabem, mas existem outras atividades no palacete como, por exemplo, visitar um lindo aquário. O aquário do Parque Lage projetado por John Tyndale e está localizado em forma de gruta artificial. Lá você encontra paredes com tanques de peixes de várias espécies, tanto nacionais como estrangeiras.
Além disso, você consegue aproveitar o jardim em estilo romântico com grutas e o famoso “castelinho”, que dá todo um charme para o espaço, fazendo com que você se sinta em um filme relaxante, cercado por natureza.
Há também o conhecido “Lago dos patos” que, apesar de não ter patos, apresenta várias carpas, e as ruínas do engenho de açúcar que existia no local. Gostou das dicas? Fique ligado no nosso blog e no Instagram do Visit Rio, estamos sempre separando dicas dos melhores lugares para visitar no Rio para cariocas e turistas que desejam conhecer nossa cidade maravilhosa!