Morro da Urca: saiba mais sobre o ponto de partida para o Pão de Açúcar

Parque Bondinho: saiba mais sobre um dos pontos turísticos mais amados do Rio!

Last Updated: 26/03/2024Por Tags: ,

Conheça este tesouro turístico imperdível no coração do Rio.

No Parque Bondinho Pão de Açúcar, cartão-postal da cidade maravilhosa, você encontra o famoso teleférico que leva até o topo do Pão de Açúcar. Mas ele não é só isso. É, também, uma das vistas mais deslumbrantes da cidade e um lugar repleto de história, além de oferecer lazer a moradores e turistas da cidade.

Pensando nisso, o Visit Rio decidiu te ajudar a explorar a história desse lugar incrível. Vamos te contar um pouco mais do que rola de lazer neste lugar tão especial, vem com a gente!

Conheça a história do Parque Bondinho

O Parque Bondinho possui uma história ligada à própria fundação da cidade do Rio de Janeiro. A cidade foi estabelecida nas proximidades do Pão de Açúcar, que, na época, era uma ilha. Sua localização estratégica foi crucial para proteger a entrada da Baía de Guanabara, servindo como um importante ponto de referência.

Após a construção de um aterro em 1697, conectando a ilha ao continente, vários edifícios defensivos foram erguidos. Mas foi somente 300 anos após a fundação da cidade que o bairro urbano da Urca foi construído.

Em 2006, foi estabelecido o Monumento Natural Pão de Açúcar e Morro da Urca pelo município do Rio de Janeiro, com o intuito de garantir áreas verdes para o lazer, preservar e conservar a Mata Atlântica existente, assim como proteger a paisagem.

Sob a administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o monumento faz parte do Mosaico Carioca desde 2011 e, em 2012, tornou-se parte do Patrimônio Mundial declarado pela UNESCO. Um plano de gerenciamento foi elaborado e publicado em outubro de 2013 para a gestão eficaz desse espaço natural importante da cidade.

Impacto Cultural do Parque Bondinho

O Morro da Urca e o Pão de Açúcar são locais icônicos que atraíram diversas figuras notáveis ao longo dos anos. Personalidades como Albert Einstein, John Kennedy e Elton John já desfrutaram do Parque Bondinho do Pão de Açúcar, enquanto muitos artistas se apresentaram no Morro da Urca, especialmente durante a década de 1980.

Em 1977, o equilibrista americano Steven McPeak desafiou a gravidade ao caminhar sobre o cabo do teleférico, entre os dois morros, segurando uma vara metálica como contrapeso. Além disso, o filme “007 Contra o Foguete da Morte”, com Roger Moore como James Bond, contribuiu para a promoção internacional da cidade e do país ao filmar cenas no local, em 1979.

O Morro da Urca já sediou homenagens, como a exposição de um carro de Fórmula 1 em memória ao piloto Ayrton Senna, em 1990. Mais recentemente, em 2004, a Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos de Atenas e, em 2007, a Tocha Olímpica dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro visitaram o Pão de Açúcar, ampliando ainda mais o prestígio desses locais emblemáticos.

4 atividades de Lazer no Morro da Urca

1. Parque Bondinho do Pão de Açúcar

O Parque Bondinho do Pão de Açúcar liga dois mirantes (Morro da Urca, de 220 metros e o Pão de Açúcar, de 396 metros), partindo da Av. Pasteur, 520. As saídas de teleférico são a cada 5 minutos, com capacidade de até 65 passageiros.

Durante o percurso você terá uma vista privilegiada da cidade, que renderá inúmeras fotos, oferecendo as vistas mais incríveis de Copacabana, do Aterro do Flamengo e do Cristo Redentor. Para saber mais informações confira nosso artigo contando a história e informações úteis para quem vai se aventurar no Parque Bondinho do Pão de Açúcar.

Impacto Cultural do Morro da Urca

2. Trilha do Morro da Urca e Pista Cláudio Coutinho

Aos pés dos dois morros e pertinho da Praia Vermelha está a Pista Cláudio Coutinho, que integra a área de preservação ambiental Monumento Natural (MoNa). Com 1.250 metros de extensão, a pista é muito requisitada pelos visitantes para fazer aquela bela caminhada, corrida, sessões de fotos ou, simplesmente, admirar o visual. O local é bastante arborizado e muito acessível.

O caminho asfaltado conhecido como Caminho do Bem-te-vi ou Estrada do Costão tem entrada no final da Praia Vermelha e possui 1,25 Km de extensão. Durante o percurso, você caminha cercado pelo mar e pelo verde do Morro da Urca, que possui árvores nativas como pau-brasil e figueiras. Todo o passeio promove uma sensação enorme de relaxamento e rende lindas memórias. Animais silvestres também podem ser vistos com frequência, como saguis e pássaros Tiê-sangue, ave símbolo da Mata Atlântica.

É proibido o uso de bicicletas, skate e patins. Para quem opta subir a trilha, é necessário estar preparado, pois o tempo médio é de 40 minutos, com subidas íngremes e partes mais planas, oferecendo uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara. Você poderá ver muitos pontos importantes da cidade, desde a Enseada de Botafogo até o Aterro do Flamengo, passando pelas praias da Zona Sul, o Centro, o Aeroporto Santos Dumont, a Ilha do Governador e parte de Niterói.

3. Gastronomia

O Parque Bondinho é o local ideal para um encontro, happy hour com os colegas do trabalho, almoço em família ou um lanche com os amigos. Lá em cima, você garante uma experiência gastronômica em excelentes restaurantes ou refeições mais práticas nas lanchonetes, dando um sabor especial ao passeio.

Conheça novos sabores, acompanhado pela linda vista dos teleféricos, no restaurante Hills, Praia Vermelha. Experimente a deliciosa feijoada premiada da Academia da Cachaça no restaurante Embaixada Carioca, Morro da Urca. Encante-se com um brunch espetacular, diante de um verdadeiro camarote para a cidade maravilhosa, no restaurante Clássico Sunset Club, Pão de Açúcar.

Conheça a história do Morro da Urca

4. Cápsula do Tempo

No Cápsula do Tempo, os visitantes mergulham na fascinante história do famoso teleférico brasileiro, imersos numa narrativa envolvente sobre a evolução do Parque Bondinho.

A Cápsula do Tempo é uma experiência audiovisual sobre alguns causos curiosos da história do monumento. Com 14 telas de 55 polegadas, 7 de cada lado da cápsula, e uma trilha sonora imersiva com narração, a experiência te levará a uma viagem pelas curiosidades e pelos personagens que fizeram do Parque Bondinho um patrimônio com reconhecimento mundial para a humanidade.

Além de todas essas opções, o Parque Bondinho também é palco de eventos especiais, como shows de música ao vivo e festivais. Muitos turistas e moradores se reúnem para desfrutar de momentos divertidos e culturais no local.

Seja apreciando a vista, explorando trilhas ou participando de eventos, o Parque Bondinho oferece uma experiência inesquecível para todos que o visitam, tornando-se um verdadeiro tesouro da cidade do Rio de Janeiro.

Curtiu as dicas? Então não deixe de seguir a gente no Instagram e o nosso blog para acompanhar todas as informações para o seu rolê carioca!

Engaje-se com profissionais experientes e empresas do setor de turismo e eventos, torne-se um associado Visit Rio
Newsletter Visit Rio

Receba nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas novidades do Visit Rio!