No Dia Mundial do Chocolate, o guia gastronômico The Taste Atlas fez uma seleção de tortas, uma lista de clássicos universais com base no ingrediente tão popular por aqui. Afinal, cacau é coisa nossa.

No infográfico, a publicação online que é uma espécie de enciclopédia de comidas e bebidas, eles destacam ícones da confeitaria universal, como a italiana torta caprese, a austríaca sachertorte, e a argentina chocotorta. Em as 16 indicações lá está a nossa brasileiríssima torta de brigadeiro.

Ela está presente nas nossas festas de aniversário, e outras celebrações, nas vitrines de padarias e lojas especializadas em doces, como o Kurt, no Leblon, maior autoridade no assunto torta no Rio. Não poderia, assim, faltar uma versão de brigadeiro. Difícil resistir.

O chef Pedro de Artagão, quando abriu o seu primeiro restaurante, o Irajá, em Botafogo, lançou uma sobremesa que já nasceu clássica. Em cartaz desde a inauguração em 2010, o seu bolo de brigadeiro é hoje consagrado como um dos melhores doces do Rio, aquilo que podemos chamar de gran finale em uma refeição. Sobre um fundo úmido, uma 'piscina' de leite de baunilha gelado, são montadas quatro camadas: uma de brigadeiro, outra de bolo (que chega quentinho), mais uma de brigadeiro, e outra de bolo. Bom demais! Hoje em cartaz nas duas unidades do Irajá Redux, no Rio Design do Leblon e da Barra, e no Rio Sul.

Os estrangeiros também se apropriam do brigadeiro, pra felicidade geral da nação. É o que acontece na cevicheria peruana La Capital, em Copacabana. Ali, o chef Diego Maúrtua criou o bolo criollo de chocolate, que tem recheio de brigadeiro, com sorvete de chocolate.

No Talho Capixaba, a torta de brigadeiro está entre as mais pedidas nas suas três unidades: Leblon, Ipanema e Gávea. E, no café Cardin, em Copacabana e no Leblon, temos dose dupla: tem bolo de brigadeiro branco e um naked cake de cenoura com brigadeiro. Finalizamos com o DarkCoffee, no Centro, que vende fatias do seu chamado The Moon Cake, nada menos que massa de pão-de-ló com cacau, recheio de brigadeiro branco, doce leite e brigadeiro 70%, além de ganaches de chocolate meio amargo e de Leite Ninho. Pensa que acabou? Não, eles também servem o Dark Cake, com massa de cacau com café recheado de brigadeiro de café e ganache de café. Pegou a visão?

Temos que concordar com The Taste Atlas: torta de brigadeiro é uma das melhores do mundo, e merece a lembrança no Dia Mundial do Chocolate.