Uma das melhores formas de transporte no Rio de Janeiro, e também muito utilizada pelos cariocas e turistas, é o metrô do Rio de Janeiro.

Com 3 linhas, o metrô está conectado à principal zona turística da cidade, Zona Sul, além de também estar conectado ao centro e à zona norte da cidade.

Confira um guia completo do metrô do Rio de Janeiro:

Como comprar passagem

Atualmente (julho de 2025), a passagem do  metrô do Rio de Janeiro custa R$7,90 e aceita várias formas de pagamento.

A mais prática delas é usar o seu cartão com aproximação, de crédito ou débito. É só aproximar e pronto, passagem paga. 

Também é possível adquirir o Riocard, através do app ou nas estações, e colocar um saldo para se locomover na cidade. Esse cartão é recarregável e, a versão física, tem um custo de R$4,70 de garantia. Saiba mais: https://www.riocardmais.com.br/Para_voce 

Para quem vai fazer poucas viagens, é possível comprar o cartão unitário do metrô na estação. De todas as formas, o valor da passagem é o mesmo.

Linhas e estações metrô Rio de Janeiro

O Metrô Rio possui 3 linhas: 

  • Linha 1 (laranja) – Liga a Tijuca (zona norte) até Ipanema (zona sul)
  • Linha 2 (verde) – Liga a Pavuna (zona norte) até Ipanema (zona sul)
  • Linha 4 (amarela) – Liga Ipanema (zona sul) até a Barra da Tijuca (zona oeste)

Nas estações de Botafogo e Antero de Quental é possível fazer integração com o metrô de superfície, que percorre o Leblon e Gávea. 

Quem quer acessar Copacabana, pode desembarcar em uma das seguintes estações: Cantagalo (mais próximo do Forte de Copacabana), Cardeal Arcoverde (próximo ao Copacabana Palace e aos palcos dos grandes shows) e Siqueira Campos (no final de Copacabana, ideal para acessar o Leme).

Quem quer acessar Ipanema, pode desembarcar tanto em General Osório, que fica mais próximo ao Arpoador, como em Nossa Senhora da Paz, bem no meio da praia de Ipanema.

Quem deseja ir ao Leblon, pode descer em Jardim de Alah, mais próximo da Lagoa Rodrigo de Freitas, ou em Antero de Quental, mais próximo da Dias Ferreira.

Já se você quer ir ao centro do Rio, há algumas opções possíveis de desembarque:

  • Cinelândia: possível para acesso ao MAM, fazer integração com VLT e ir ao Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio, e próxima do Theatro Municipal.
  • Carioca: também faz integração com o VLT e é mais próxima da Confeitaria Colombo.
  • Uruguaiana: para quem deseja fazer compras ou conhecer o Saara, é também próxima da candelária.

Outros pontos de interesse que podem ser acessados pelo metrô são o Estádio do Maracanã (desembarque no Maracanã ou em São Cristóvão, dependendo do portão), Quinta da Boa Vista (desembarque em São Cristóvão), Feira da Glória (desembarque na Glória).

Já quem deseja ir à Barra da Tijuca, deve pegar o metrô até a estação final, Jardim Oceânico, de lá você possui fácil acesso até a Olegário Maciel e pode pegar um uber para outros pontos de interesse ou o BRT. 

Confira abaixo o mapa completo do metrô do Rio de Janeiro.

Mapa Metrô Rio de Janeiro

Para quem precisa resolver algo de última hora ou acaba de chegar no Rio, o Aeroporto Santos Dumont conta com alguns serviços interessantes: 

Além disso, também há uma área de achados e perdidos, fraldário e correios por lá.

Bora aproveitar tudo que o Rio de Janeiro oferece!

Mapa do Metrô do Rio de Janeiro