Lapa: O coração da vida noturna do Rio
Lapa: O vibrante coração do estilo de vida carioca
Você quer curtir o dia no estilo de vida carioca de ser e não sabe aonde? A Lapa é o lugar perfeito. Com bares e restaurantes históricos, perfeitos para conhecer um pouco da cultura do Rio de Janeiro, beber grandes caipirinhas (tanto no tamanho quanto na qualidade) e curtir do samba ao pop americano, a Lapa te recebe de braços abertos, assim como o Cristo Redentor.
Para curtir com os amigos, família ou a dois, você consegue conhecer a diversidade gastronômica da cidade, viver o gostinho da vida boêmia carioca e visitar atrações turísticas no Rio. Quer um roteiro para Lapa? Continue com a gente então!
O que fazer na Lapa para curtir o melhor do estilo de vida carioca?
1. Conhecer os históricos Arcos da Lapa
Você sabe que chegou quando avistou o consagrado Arcos da Lapa na sua frente ou o Aqueduto da Carioca, como eram chamados, foram construídos para solucionar o acesso à água na cidade, sendo uma das mais importantes obras de infraestrutura do período colonial.
A criação dos 42 arcos no estilo romano foi feita em 1826, sendo o principal acesso do centro ao bairro de Santa Teresa na época, mas sua inauguração da identidade como atração turística do Rio de Janeiro foi em 1950.
O planejamento para a construção dos Arcos da Lapa começaram em 1600 e sua construção começou no século XVIII, entre os anos de 1723 e 1744. A principal razão de sua construção foi devido à falta d’água para população do Rio de Janeiro. O Aqueduto da Carioca foi construído entre os morros de Santa Teresa e Santo Antônio, que pouco restou, já que uma parte sua foi destruída na década de 1950.
Já no meio do século XIX, com o avanço do abastecimento de água na cidade, foi a vez dos primeiros bondinhos darem as caras nas ruas do Rio de Janeiro. O primeiro bondinho foi inaugurado em 1859 pelo imperador Dom Pedro II.
Nessa região você tem uma ampla variedade de restaurantes, bares e barraquinhas de bebidas e comidas. Você também consegue aproveitar o passeio por uma das mais famosas atrações turísticas do Rio: o Bondinho que conecta o Largo da Carioca a Santa Teresa.
É recomendado ir e voltar de transporte público, e o preço por adulto está a partir de R$160,00. Mais informações sobre o bondinho você fica sabendo no site oficial
2. Visitar a famosa Escadaria Selarón
A Escadaria Selarón faz com que os bairros da Lapa e de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, tenham cores vívidas e que você esteja cercado de arte. Conhecida também como Escadaria do Convento de Santa Teresa ou Rua Manuel Carneiro, está localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa. O lindo mosaico está a 5 minutos a pé dos Arcos da Lapa e é obra do chileno Jorge Selarón, que em 1990, decidiu começar a renovar alguns degraus da escadaria que estava em frente à sua casa e se encontravam em péssimo estado.
Na escadaria há 215 medindo com 125 metros de comprimento, cobertos por mais de dois mil azulejos. Estes foram recolhidos entre mais de sessenta países.
O artista plástico começou a decoração da escada no início dos anos 90. Por resultado do seu trabalho árduo e constante, os 250 degraus entre a rua Joaquim Silva e o Convento de Santa Teresa são um grande ícone do Rio até os dias atuais, sendo uma das atrações turísticas do Rio mais importantes e visitadas do Rio de Janeiro.
É comum que nesse local você ouça músicas de diversos artistas de rua, assista clipes serem gravados ou até o Tik Tok de um grupo de dança. A Escadaria Selarón já virou algo internacional e obrigatório no roteiro de passeio no Centro do Rio.
3. Beber uma cerveja no Ximeninho
Conhecido como um dos melhores lugares no Rio de Janeiro para beber cerveja, o botecão clássico no estilo de vida carioca, as casas Ximeninho conquistaram o coração dos cariocas.
É ótimo para um almoço entre amigos e família que curtem um baiãozinho de dois e querem conhecer a Picanha de Alcatra da casa, mas a variedade da casa atende ao grande público, seja comida caseira ou uma coxinha, você encontra o que precisa.
Ximeninho é o apelido do DJ Eriberto Ximenes Albuquerque, que está à frente de seis casas Ximeninho com o seu sobrinho Régis Ximenes.
4. Curtir um samba no Bar da Lapa
Para quem é fã de uma roda de samba e uma cerveja, o Bar da Lapa é uma ótima pedida. Está localizado na esquina da avenida Mem de Sá com a rua do Lavradio, um dos pontos mais famosos da Lapa.
O samba e os pagodes do Bar da Lapa são recheados de cerveja gelada e música boa! Ficar de olho na agenda da semana no Instagram deles também é uma ótima opção para se programar.
5. Contemplar o pôr do sol no Rooftop Selina Bar
O pôr do sol no Rio de Janeiro é algo que vale a pena estar no seu roteiro, principalmente se for num Rooftop como o Selina Bar. Localizado no número 9 da Visconde de Maranguape, O Selina Hotel Lapa está instalado num majestoso edifício construído no período de 1908 a 1910 e teve a sua inauguração no período das Olimpíadas de 2016.
O edifício histórico agora é um edifício mais moderno de oito andares no fundo, onde está o hotel que conta com cozinha do famoso Comuna, que marcou a história contemporânea de Botafogo e funciona agora no andar térreo do hotel. Lá você encontra diversas, hambúrgueres, drinks sensacionais e DJs tocando uma variedade de músicas para animar seu dia.
O Rio de Janeiro consegue te atrair para o estilo de vida carioca desde o primeiro dia, e a Lapa, com certeza, é o melhor lugar para saborear uma parte importante deste lugar tão mágico.
Quer saber mais lugares para aproveitar o estilo de vida carioca? Fique de olho nas nossas redes sociais como nosso Instagram e também nosso blog para saber do melhor das dicas para curtir o Rio de Janeiro!