Cristo Redentor: a parada obrigatória na sua viagem pelo Rio de Janeiro
O Cristo Redentor é uma das mais icônicas e reconhecíveis estátuas do mundo, localizada no topo do morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. O monumento é uma estátua Art déco, de Jesus Cristo, que está a 709 metros acima do nível do mar, com vista para boa parte da cidade.
Com material de concreto armado e pedra-sabão, o Cristo Redentor possui trinta metros de altura, sendo considerada uma das maiores estátuas do mundo, sem contar os oito metros do pedestal. Seus braços se estendem por 28 metros e a estrutura pesa 1145 toneladas. Não à toa, em 2007, foi eleito uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, o que aumentou ainda mais sua visibilidade internacional.
E por isso, o Visit Rio decidiu contar um pouco da história e de como é a experiência nesse lugar tão especial para os cariocas. Vem com a gente!
Conheça a história do Cristo Redentor: o lugar essencial na sua viagem pelo Rio de Janeiro
A ideia de construir uma grande estátua no alto do Corcovado foi sugerida pela primeira vez em meados da década de 1850. Porém, foi somente em 1921, durante uma celebração de 100 anos da independência do país, que surgiu a ideia de construir uma estátua gigante que simbolizasse a fé e a paz resgatadas.
O engenheiro Heitor da Silva Costa foi o líder do projeto e o desenho da estátua foi criado pelo escultor francês Paul Landowski, vencedor da competição para o design da estátua, escolhido entre mais de 80 propostas. A construção do Cristo Redentor começou em 1922, mas enfrentou diversas dificuldades.
Após nove anos de trabalho, no dia 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor foi finalmente inaugurado. A estátua tem uma altura imponente de 30 metros, sem contar o pedestal de 8 metros, com uma localização privilegiada para uma linda vista de grande parte da cidade maravilhosa.
Um símbolo na cidade do Rio de Janeiro e internacionalmente, o Cristo Redentor está associado à beleza natural e à rica cultura brasileira. Sua presença majestosa no topo do Corcovado atrai milhões de visitantes todos os anos, sempre encantando com sua magnitude em unir fé, esperança e beleza.
Como visitar o Cristo Redentor?
Você consegue chegar até o monumento por meio do trem da concessionária Trem do Corcovado, vans da concessionária Paineiras-Corcovado, dos condutores de visitantes ou a pé.
Não há meia-entrada para estudantes, nem gratuidade/desconto para portadores de necessidades especiais ou seus acompanhantes. Para comprar ingressos ou mais informações, clique aqui.
Existe ainda a possibilidade de você fazer a dobradinha especial e visitar, na sua viagem pelo Rio de Janeiro, dois principais pontos turísticos: Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Imagina o quão especial seria? E tem que preparar as câmeras, né?
Seja por sua potência como beleza ou arquitetura, uma coisa é certa: o Cristo Redentor é uma parada obrigatória na sua viagem. Quer saber mais dicas para sua viagem pelo Rio de Janeiro? Visite o nosso Instagram e o nosso blog, que estão cheios de informações úteis e sugestões maravilhosas para o seu roteiro de viagem.