No Rio, chamar o garçom de amigo é quase regra de etiqueta. É justamente desse costume de dizer "traz um feijão, amigo!", que muitos acreditam ser a origem do nome de um dos caldos mais queridos da cidade.
Sobre a origem desse aperitivo, existem outras teorias. Alguns dizem que tudo começou em um boteco nos arredores do Maracanã, alimentando torcedores e estudantes. Outros apontam para o aproveitamento criativo da feijoada do dia anterior, que ganhava nova vida depois de batido e temperado com alho, bacon e cheiro-verde. E há ainda quem veja no prato uma solução ligeira de comida boteco: algo robusto e barato, com boa sustância, para ser apreciado entre as rodadas de chope.
Independentemente da origem, o feijão amigo (o famoso caldinho de feijão) se espalhou pelos balcões cariocas — da Zona Norte, passando pelo Centro e Zona Sul, até a Zona Oeste.
Perfeito em qualquer estação, mas ainda melhor no inverno. Porque ele deve ser quentinho, bem temperado e trazer um conforto afetivo.
Para confortar vocês, fizemos uma lista com 17 lugares para degustar um delicioso feijão amigo: confira, e confie.
Academia da Cachaça
Clássico carioca desde 1985, a Academia da Cachaça é conhecida pela feijoada premiada, pelo escondidinho e pelo caldinho de feijão, apontado como um dos melhores do Rio. Encorpado e bem temperado, pode vir sozinho, ou acompanhado por salsinha e bacon crocante.
Endereços: Rua Conde De Bernadotte, 26 – Leblon
Avenida Armando Lombardi, 800 – loja 65-L (Condado de Cascais) – Barra da Tijuca
Saiba mais: @academiadacachaca
Adega da Velha
Ícone nordestino na Zona Sul desde 1960, a Adega da Velha é famosa pelo baião de dois. Também é conhecido como rei da carne de sol. No mesmo clima, o caldinho de feijão aparece em versão tradicional carioca, mas também na sua variação pernambucana: com carne seca, bacon, coentro e dois ovos de codorna.
Endereço: Rua Paulo Barreto, 25 – Botafogo
Saiba mais: @adegadavelha
Bar da Frente
Com nova casa em Copacabana, o Bar da Frente comandado por Mariana Rezende aposta na comida de boteco com personalidade. Tem pratos criativos. Mas, o feijão amigo é raiz: cremoso, servido com torradinhas no azeite, pede um chope bem tirado.
Endereços: Rua Barão de Iguatemi, 388 – Praça da Bandeira
Rua Almirante Gonçalves, 29 (loja B), Copacabana
Saiba mais: @bardafrente
Bar da Gema
No Maracanã, o Bar da Gema é um botequim raiz com cozinha afetiva. O caldinho de feijão, servido com torresmo, divide espaço com outras versões de caldos que vão do mais tradicional feijão amigo a criações autorais.
Endereço: Rua Dona Zulmira, 134 – Maracanã
Saiba mais: @barcariocadagema
Bar do Bode Cheiroso
Clássico do Maracanã desde 1945, o Bar do Bode Cheiroso é conhecido pelos petiscos, ambiente simples e comida bem servida. O caldinho de feijão acompanha o estilo da casa, com salsinha, queijo e farofa de torresmo.
Endereço: Rua General Canabarro, 218 – Maracanã
Saiba mais: @bardobodecheiroso
Bar do Momo
Clássico tijucano e famoso pelos seus bolinhos, o Bar do Momo une espírito de botequim com criatividade na cozinha. O caldinho de feijão é servido com queijo derretido e torresmo, e entrega cremosidade e sabor intenso.
Endereço: Rua General Espírito Santo Cardoso, 50, Loja A – Tijuca
Saiba mais: @bardomomooficial
Bar do Oswaldo
Fundado em 1946, o Bar do Oswaldo é um dos clássicos da Zona Oeste, conhecido pelas batidas, pelo bom atendimento e clima descontraído. No cardápio, o caldinho de feijão-preto é servido com bacon, salsinha, alho torrado e pão à parte.
Endereço: Estrada do Joá, 3896, loja – Barrinha
Saiba mais: @bardooswaldo
Bar do Zeca
Com alma de boteco e coração sambista, o Bar do Zeca Pagodinho celebra a boemia carioca com música ao vivo, variedade de petiscos, ambiente animado e um caldinho de feijão que é um clássico no cardápio. Com assinatura do Toninho do Momo, que comanda o botequim da Tijuca.
Endereços: Praia do Flamengo, 20 – Flamengo
Av. das Américas, 8585 – Barra da Tijuca
Av. Dom Hélder Câmara, 5474 – Cachambi
Estr. de Jacarepaguá, 6069 – Anil
Saiba mais: @bardozecapagodinho
Bar Kalango
Comandado pela chef Kátia Barbosa, criadora do bolinho de feijoada, o Kalango valoriza a cozinha brasileira com um ambiente acolhedor. O caldinho de feijão segue a linha afetiva, confortante e servido com torresmo.
Endereço: Rua Arnaldo Quintela, 44 – C – Botafogo
Saiba mais: @barkalango
Bar Urca
Com tradição desde 1939, o Bar Urca é um clássico carioca que junta cozinha luso-brasileira, chope gelado e a mureta mais famosa do Rio. O caldinho de feijão acompanha bem essa experiência à beira da Baía de Guanabara. Simples, gostoso e com aquele visual que só o Rio tem.
Endereço: Rua Cândido Gaffrée, 205 – Urca
Saiba mais: @barurca
Belmonte
Com diversas unidades espalhadas pela cidade, o Belmonte é ponto certo nas esquinas mais movimentadas do Rio. O caldinho de feijão faz parte do cardápio tradicional da casa e vem acompanhado de torresmo e fatias de pão.
Endereço: Diversas unidades no Rio.
Saiba mais:@boteco_belmonte
Boteco Rainha
Sob o comando do chef Pedro Artagão, o Boteco Rainha une alma de botequim e sabores ibéricos em ambiente vibrante no Leblon. O caldinho de feijão é servido no copo americano, com farofa, bacon e salsinha à parte.
Endereço: Rua Dias Ferreira, 247 – loja B – Leblon
Saiba mais: @boteco_rainha
Bracarense
No Leblon desde 1961, o Bracarense ou "Braca", é um dos bares mais emblemáticos do Rio. O caldinho de feijão é servido com salsinha e torresmo, mantendo viva a tradição dos botequins cariocas.
Endereço: Rua José Linhares, 85 – Loja B – Leblon
Saiba mais: @bar_bracarense
Buteco Seu Rufino
Com unidades espalhadas pelo Rio, o Buteco Seu Rufino é um bar moderno e descolado. Seu caldinho de feijão encorpado e bem temperado, é finalizado com bacon, cebolinha, couve frita e torradas à parte.
Endereço: Diversas unidades no Rio.
Saiba mais: @butecoseurufino
Cachambeer
Patrimônio Cultural do Rio, o Cachambeer é conhecido pela icônica costela no bafo, mas o feijão amigo também brilha. Bem servido, ele chega à mesa com torresmo crocante, salsinha e queijo ralado.
Endereços: Rua Cachambi, 475 – Cachambi
Avenida Dom Helder Câmara, 5474 – Del Castilho
Saiba mais: @cachambeer
Casa da Feijoada
Clássico de Ipanema desde 1989, a Casa da Feijoada é especializada no prato que dá o seu nome, servido em menu completo do almoço ao jantar. A experiência começa com caldinho de feijão e uma batida, e continua com a feijoada, montada de acordo com a escolha do cliente.
Endereço: Rua Prudente de Morais, 10, loja B – Ipanema
Saiba mais: @casadafeijoada
Porco Amigo
Queridinho em Botafogo, o Porco Amigo aposta na cozinha suína, com clima descontraído e bons petiscos. O caldinho de feijão segue a linha: cremoso e delicioso, servido com couve crispy e alho torrado.
Endereço: Rua São Manuel, 43 – Botafogo
Saiba mais: @porcoamigobar
























