O Cadeg – Mercado Municipal do Rio de Janeiro – é um centro de compras onde encontramos alimentos e bebidas nacionais e importados, dando uma volta ao mundo da gastronomia. Podemos destacar em sua seleção de produtos os itens portugueses, especialmente os vinhos, os azeites e as conservas.

O Brasil também está muito bem representado ali. São muitas delícias verde-amarelas. Em suas lojas e restaurantes, todas as regiões se mostram presentes: dos palmitos amazônicos às conservas de pequi de Goiás, dos vinhos gaúchos aos queijos mineiros… No Cadeg cabe todo o país.

O Nordeste tem grande destaque no Cadeg, com pelo menos três lojas especializadas – que pertencem aos mesmos sócios. O Mix Nordestino é parte de uma rede, que tem unidades na Feira de São Cristóvão, na Tijuca e em Copacabana, onde encontramos toda a sorte de produtos: castanha-de-caju a granel, queijos, compotas e doces, cachaças, linguiças e farinhas. Há elementos pitorescos, como uma cabeça de boi decorativa, vendida a R$ 1.300, chapéu de couro no melhor estilo cangaceiro, além de elementos folclóricos, que podem ser comprados para as festas juninas, incluindo roupas, acessórios e iguarias típicas, como pé-de-moleque e paçoca. Não poderia faltar o Guaraná Jesus, ícone da cultura maranhense.

Minas Gerais também tem um ótimo repertório de produtos no Cadeg, além de receitas que representam o Estado. No Barsa, por exemplo, a polenta mineira é uma das especialidades, aparecendo em alguns pratos de destaque do cardápio, servida como petisco, com um ragu de pernil de cordeiro, como guarnição da rabada, em ambos os casos com um bom queijo Minas curado, e também servindo de acompanhamento para a melhor galinha ao molho pardo do Rio (palavra de quem já provou). Segunda, tem frango com quiabo, e no menu executivo, servido de segunda a sexta, um dos campeões de venda é a costelinha de porco com tropeiro.

Do Sul, temos uma grande variedade de vinhos, de vinícolas grandes e pequenas. Observando as prateleiras das lojas, encontramos rótulos conhecidos, das maiores vinícolas do Brasil, como Miolo, Valduga e Aurora, mas também algumas raridades, como a Otto, que tem uma notável linha de espumantes, que você pode encontrar na Oliver Bebidas, onde você pode aproveitar para beber uma IPA fresquinha, direto da torneira, da Buzzi, cervejaria artesanal de Santa Maria Madalena, no interior do Rio.

O Cadeg, afinal, é o Mercado Municipal do Rio, e do Brasil.