O brunch caiu no gosto dos cariocas. Aquela mistura deliciosa entre café da manhã e almoço, típica dos fins de semana em outros tempos, hoje virou hábito diário. Já não se restringe mais a hotéis de luxo — agora é possível encontrar casas especializadas que servem brunch o dia inteiro, com cafés especiais, pratos com ovos, saladas, sanduíches e coquetéis leves. Abaixo, uma seleção de lugares que fazem desse ritual gastronômico uma experiência memorável:
Café 18 do Forte
Com vista deslumbrante para Copacabana, esse café funciona dentro de uma propriedade histórica do exército e é um dos queridinhos da cena matinal. O cardápio traz pratos perfeitos para compartilhar: ovos mexidos com linguiça mineira, bacon e pão de queijo frito, waffle, eggs benedict e tuna melt no sourdough. Para acompanhar, mimosas e espumantes.
Endereço: Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1 – Copacabana
Saiba mais: @cafe18doforte
Café Ateliê Benoliel
O chef Pedro Benoliel comanda um brunch aos sábados dentro da Aliança Francesa, em Botafogo, com fortes influências da culinária judaica e do Oriente Médio. O fígado de frango com cogumelos é marcante, assim como o menu pensado para compartilhar, que inclui shakshuka, falafel, schnitzel de frango, croc gveret (pastrami, queijo, ovo e tahine) e salmão curado com labneh.
Endereço: Rua Muniz Barreto, 730 – Botafogo
Saiba mais: @cafeateliebenoliel
Dainer
Aberto em Botafogo por Edu Araújo, o Dainer tem brunch todos os dias. O ambiente remete aos diners americanos, mas com um toque de afeto carioca. No menu: latkes de batata com cebola, nuggets com mac 'n cheese, burgers, estrogonofe e schnitzel em homenagem à tradicional Casa Urich.
Endereço: Rua Real Grandeza, 193 – Botafogo
Saiba mais: @dainer.restaurante
Emile no Hotel Emiliano
Dentro do Hotel Emiliano, o restaurante Emile propõe um brunch elegante, servido aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. O menu completo passa por etapas: couvert, pratos de café da manhã, entrada, principal e sobremesa. Ambiente sofisticado e serviço impecável.
Endereço: Avenida Atlântica, 3804 – Copacabana
Saiba mais: @restauranteemile
Empório 1839
Em meio ao verde do Horto, o complexo Casa Horto abriga o Empório 1839, onde o brunch ganha um toque de brasilidade. O pão com requeijão tem casquinha dourada e cremosa por dentro. Entre as estrelas do cardápio, estão a crepioca de queijo, as tapiocas, o croque madame com pão Petrópolis e o egg confit — gema curada com alho, parmesão e bacon crocante sobre sourdough.
Endereço: Rua Pacheco Leão, 696 – Jardim Botânico
Saiba mais: @emporio_1839
Empório Jardim
Pioneiro no Rio quando o assunto é brunch, o Empório Jardim que já foi eleito 13x melhor do Rio, tem um menu que traduz felicidade em cada mordida. Eggs benedict, croques, shakshukas, gougères e bolos são alguns dos itens que tornaram a casa referência no segmento, com direito a prêmios e um público fiel. O ambiente é charmoso, com atmosfera leve e acolhedora, ideal para encontros descontraídos.
Endereços: Rua Visconde da Graça, 51 – Jardim Botânico | Rua Maria Quitéria, 62 – Ipanema | Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo
Siga: @emporiojardimrio
Guimas Brunch & Bar
As irmãs Mascarenhas, do tradicional Guimas, inauguraram essa nova casa na Gávea com foco total no brunch. Há "pitas e tostas" como o cachorro-quente gratinado com creme de queijo, além dos clássicos eggs benedict, croque monsieur, croque madame e drinques como Bloody Mary e Mimosa.
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 18 – Gávea
Saiba mais: @guimasbrunchebar
Nusa Café
Com unidades no Leblon e Ipanema, o Nusa se destaca pelas variações de beneditinos: bacon, salmão, Parma e o "delux", com brioche na manteiga, sour cream, presunto royale, ovo pochê, espinafre, avocado, granola e redução de balsâmico. O clima leve combina com a proposta solar do brunch.
Endereços: Rua Vinicius de Moraes, 129 –Ipanema | Rua Rita Ludolf, 87 – Leblon
Saiba mais: @nusacafebistro
Pérgula no Copacabana Palace
Dentro do hotel Copacabana Palace, o restaurante Pérgula oferece um brunch em formato de buffet com preço fixo, servido à beira da piscina e de frente para a praia. A experiência inclui estações de pães artesanais, folhados, queijos, frios, opções da culinária brasileira e itens saudáveis. Ovos, omeletes e tapiocas são preparados na hora, com espumante liberado para completar o cenário.
Endereço: Avenida Atlântica 1702 – Copacabana, Rio de Janeiro
Saiba mais: @belmondcopacabanapalace
So_Lo
Criado por Fernando Kaplan ao lado do Venga, em Ipanema, o So_Lo virou sucesso com seus brunches o dia inteiro. Ingredientes orgânicos, seleção de cafés e pratos autorais fazem da casa uma queridinha. O sucesso rendeu novas unidades em Copacabana e Leblon, todas com a mesma proposta moderna e saborosa.
Endereços: Rua Garcia d'Avila 147 – Ipanema | Rua Ataulfo de Paiva 1120 – Leblon | Rua Francisco Sá 5 – Copacabana
Saiba mais: @so_lo.cafe
Teva Deli
O brunch também chegou ao universo vegano com o Teva, que um menu surpreendente. O lox de cenoura, o croissant de amêndoas e a famosa "salsicha" vegana com cogumelos, espinafre e batatinhas mostram que sabor e criatividade caminham juntos, mesmo sem ingredientes de origem animal.
Endereço: Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1334 – Copacabana
Saiba mais: @tevadelivegetal
The Slow Bakery
Referência quando o assunto é sourdough, a Slow acaba de lançar um menu especial de brunch aos fins de semana. O ambiente é descolado, com foco nos pães de fermentação natural, que protagonizam receitas criativas e bem executadas.
Endereços: Rua General Polidoro, 25 – Botafogo | Rua Maria Angélica, 113 – Jardim Botânico
Saiba mais: @theslowbakery
Agora é só escolher o seu favorito e ir aproveitar um brunch no Rio de Janeiro!
























