Quando se fala em bebida brasileira, é impossível não pensar na cachaça e na sua mistura mais famosa: limão, açúcar e gelo, combinação que criou a nossa estrela nacional, a caipirinha. No Rio de Janeiro, essa dupla é mais que tradição, é patrimônio imaterial do estado.

E não há cenário melhor para apreciar uma boa caipirinha do que o Rio. Do copo americano suado dos botequins de Santa Teresa às versões elaboradas com frutas tropicais e cachaças artesanais servidas nos balcões do Leblon, o drinque está em todos os cantos da cidade: nas barracas da Lapa, nas areias de Copacabana e nas mesas que traduzem o espírito carioca.

Mais que uma bebida, a caipirinha é um ritual brasileiro. E no Rio, ela ganha alma, história e sabor. Confira seis lugares imperdíveis para provar a bebida mais emblemática do país:

Academia da Cachaça

Aberta em 1985, a Academia da Cachaça é um verdadeiro templo dedicado à bebida brasileira no Rio de Janeiro. O cardápio reúne dezenas de rótulos e versões criativas, como a Acadêmica, feita com limão galego, mel e cachaça Salinas, e Caipira Carioca com limão, maracujá, açúcar demerara, mate da casa, cachaça Fazenda Soledade. Há ainda variações sazonais com frutas brasileiras, como seriguela e fruta-do-conde.

Endereço: Rua Conde de Bernadotte, 26 – Leblon / Avenida Nuta James, 65L – Barra da Tijuca

Instagram: @academiadacachaca

Bar do Mineiro

Um dos bares mais tradicionais do Rio, o Bar do Mineiro é símbolo de Santa Teresa e referência quando o assunto é boa mesa e caipirinha bem feita. Os sabores são clássicos, como limão e maracujá, mas a variedade vem das diferentes opções de cachaça. Perfeitas para acompanhar os petiscos da casa ou a feijoada premiada, parte essencial da experiência que consagrou o bar entre os ícones cariocas.

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 99 – Santa Teresa

Instagram: @bardomineiro

Barraca da Fátima

Um clássico da noite carioca, a Barraca da Fátima é simples e montada na calçada, mas conquistou fama pelas caipirinhas artesanais feitas à moda antiga. Aqui não tem segredo: limão, açúcar, gelo e uma boa cachaça. O resultado é um coquetel potente que justifica a fila que se forma nas noites de sexta e sábado, com cariocas e turistas em busca do que muitos chamam de "a melhor caipirinha da cidade".

Endereço: Rua Joaquim Silva, 135 – Lapa

Instagram: @barraca_da_fatima_caipirinhas_

Galeto Sat's

Clássico da boemia carioca e famoso pelos galetos na brasa e petiscos madrugada adentro, e também é referência em caipirinhas bem geladas e cachaças selecionadas. Com mais de 300 rótulos na carta, serve desde a clássica de limão até versões com frutas tropicais. Patrimônio Cultural Carioca, é parada certa para brindar o verdadeiro espírito do boteco.

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 7 – Copacabana / Rua Real Grandeza, 212 – Botafogo / Estrada do Joá, 3962 – Barra da Tijuca

Instagram: @galetosats

Quiosque Arrasta-Pé

O Arrasta-Pé foi o grande vencedor do Sabores da Orla 2025 na categoria Caipi das Capis, com a "À lá Maria Bonita", combinação de seriguela, caju, limão, xarope artesanal e rapadura. No cardápio, o quiosque nordestino prepara suas caipirinhas com cachaça Pitú, em sabores clássicos como limão, tangerina e maracujá. O ambiente é animado, com forró ao vivo e clima descontraído à beira-mar.

Endereço: Av. Atlântica, Posto 3 – Copacabana

Instagram: @quiosquearrastape

Suru Bafo

Irmão do Surubar, o Suru Bafo faz parte da nova geração de bares que renovaram a cena da Lapa com uma pegada moderna e criativa. O destaque vai para as caipirinhas feitas com cachaças artesanais de pequenos produtores e frutas brasileiras, combinadas com ervas e especiarias. Entre as preferidas, estão as de morango com uva verde e manjericão e a de frutas amarelas com capim-limão.

Endereço: Rua da Lapa, 128 – Lapa

Instagram: @surubafo.rj