Em uma esquina charmosa de Ipanema, com um salão pequeno, mas acolhedor, e frequentemente bem disputado, fica o Esplanada Grill, uma churrascaria à la carte, 13 vezes premiada como a melhor carne do Rio de Janeiro. O ambiente é elegante, o que não é por acaso. Em pleno coração da Zona Sul, recebe clientes ilustres. Então não se surpreenda se, num almoço de sexta, na mesa ao lado, estiver o Walter Salles, como aconteceu comigo.

Mantendo o padrão de seu público, a experiência começa pelos vinhos, que eles servem com excelência e ótima curadoria. O maître está sempre à disposição para te aconselhar o melhor rótulo de acordo com seu gosto. Começamos por um Chardonnay Unshackled 2021 para acompanhar o couvert, pedida indispensável, que vem com pães e torradas, manteiga e patê de fígado, palitinhos de legumes, farofa, molho à campanha, uma salada de folhas, palmito, tomate e cenoura, deliciosa. E o maior sucesso da casa depois das carnes: o pão de queijo!

Em seguida, pedi o beef tea, também muito elogiado. Chegou quentinho, uma explosão de umami. Um caldo de carne potente, com sabor defumado e untuoso na medida certa. Incrivelmente saboroso, mas forte, o que faz dele uma porção intensa. Acredito que o ideal seja compartilhá-lo.

Para começar os trabalhos da grelha, um Maffrei Langhe Dolcetto 2023, vinho fácil e delicado, que me surpreendeu (muito) positivamente, com uma porção de linguiça servida com mostarda e ketchup. Como principal, segui os conselhos do Bruno Agostini e fui de Steak Esplanada. Ponto perfeito, maciez espetacular. Acompanhado de batatas portuguesas, farofa Dolabela (caprichada no ovo) e um creme de espinafre que deixou tudo ainda mais confortante no dia com clima ameno que fazia.

O atendimento também foi um dos pontos altos desse almoço (o único ponto baixo foi ele acabar). Os garçons são daqueles que viram amigos, e nas próximas idas já sabem de cor seus pedidos preferidos.

O Esplanada é daqueles restaurantes para quando você quer comer bem, com fartura, carnes nobres e tomar um bom vinho (ou drinques). Mas eles também servem pratos com frutos do mar e até vegetarianos, como o risoto de palmito e aspargos. Se tornando o lugar ideal para ir com os amigos, a família ou até para uma reunião de negócios (eles têm algumas mesas mais reservadas para isso).

Já espero um feliz retorno para experimentar o disputado leitão, que só é feito sob encomenda, e o famoso e suculento costelão, que perfumou todo o salão com seu aroma quando eu já estava de saída.

Endereço: Rua Barão da Torre, 600 – Ipanema – Rio de Janeiro.
Siga: @esplanadagrillrio