Dia 7 de julho é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, e poucos pretextos combinam tanto com o inverno carioca quanto uma boa xícara fumegante da bebida. Em diferentes cantos da cidade, confeitaria artesanal, deli vegana, cafeterias e até loja de chocolates ganham nova atenção nesta época do ano. Não é só sobre derreter o frio, mas sobre saborear receitas que misturam afeto, criatividade e, claro, muito cacau.

Seja com chocolate belga, ganache 70%, leite vegetal ou coberturas como merengue maçaricado, estas oito casas são paradas obrigatórias para quem quer aproveitar o inverno e celebrar a data com estilo:

DarkCoffee

Com ambiente minimalista, a cafeteria do Centro é um destino certeiro para quem ama café, mas o chocolate quente também tem vez. A receita é feita com leite vaporizado, chocolate 50% cacau e um toque de leite condensado.

Endereço: Rua Bento, 29 – Centro

Saiba mais: https://www.instagram.com/darkcoffeebr/

Dengo

Marca brasileira que aposta em cacau de origem e ingredientes naturais, a Dengo tem unidades charmosas com cafeteria. O chocolate quente segue a linha da casa: feito com chocolate 50% ou 70%, sem excesso de açúcar e com sabor acentuado do cacau.

Endereço: Diversas unidades no Rio

Saiba mais: https://www.instagram.com/dengochocolates/

Dianna Bakery

A confeitaria e padaria comandada por Dianna Macedo na Tijuca, lança novidades sazonais para o inverno. Uma das estrelas é o Chocolate Quente NY Style, servido com cobertura aveludada de merengue maçaricado.

Endereço: Rua Dona Delfina, 14 – Tijuca

Saiba mais: https://www.instagram.com/diannabakery/

Gato Café

O Gato Café não é apenas um ponto de encontro com felinos: é também um lugar onde o chocolate quente ganha versões criativas. No cardápio de inverno há três opções especiais: o Chocomew Quente com raspas de chocolate de verdade; o Choconip combina chocolate com um toque de menta e o Pink Chocomeow traz sabor de morango e marshmallows.

Endereço: Diversas lojas no Rio.

Saiba mais: https://www.instagram.com/gatocafeoficial/

Kopenhagen

Uma das marcas mais tradicionais de chocolate do Brasil, a Kopenhagen não poderia ficar de fora. Nas lojas do Rio, o chocolate quente é feito com os produtos exclusivos da marca, conhecido pela cremosidade e pelo sabor marcante. Acompanhado de um bombom.

Endereço: Diversas unidades no Rio

Saiba mais: https://www.instagram.com/kopenhagen_/

Que Doce

Na Urca, a charmosa doceria Que Doce aposta em receitas afetivas, em um casarão acolhedor sendo um convite para desacelerar. O destaque para o inverno é o Chocolate Cremoso da Casa, preparado com blend de chocolate belga meio amargo e ao leite, que também tem sua versão alcoólica com conhaque.

Endereço: Odilio bacelar, 30 – Urca

Saiba mais: https://www.instagram.com/quedoce/

Teva Deli

Versão deli do restaurante vegano Teva, a loja de Copacabana serve um chocolate quente que não fica devendo em sabor. Feito com ganache da Maré Chocolate 70% e 'deleite' da Naveia vaporizado, é uma opção cremosa, potente e totalmente vegetal.

Endereço: Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1334 – Copacabana

Saiba mais: https://www.instagram.com/tevadelivegetal/

The Bakers

Clássica confeitaria de Copacabana, a The Bakers é ponto tradicional para quem procura doces generosos e bebidas encorpadas. O chocolate quente segue a linha da casa: cremoso e intenso.

Endereço: Rua Santa Clara, 86 – Copacabana

Saiba mais: https://www.instagram.com/thebakersrio/