Praias escondidas no Rio: confira 5 lugares paradisíacos imperdíveis
Água cristalina, ondas e muita tranquilidade. Isso é o que te aguarda nas praias escondidas do Rio de Janeiro, repletas de beleza e ótimas para seu momento de bem estar. São aquelas que não são tão conhecidas pelo público geral e oferecem uma atmosfera mais tranquila, com paisagens deslumbrantes. Escondidas entre montanhas e vegetações exuberantes, elas oferecem um mar translúcido, areia fina e um ambiente que convida à contemplação e ao descanso.
Além da tranquilidade, muitas dessas praias também proporcionam uma experiência única para aventureiros. Algumas são acessíveis apenas por trilhas ou passeios de barco, adicionando um toque de exclusividade à visita. Com a combinação perfeita de mar, montanhas e floresta, esses lugares são verdadeiros santuários de beleza natural, ideais para quem quer recarregar as energias em meio à natureza.
O Visit Rio separou 5 praias escondidas no Rio de Janeiro imperdíveis para o seu roteiro pela cidade!
1. Prainha
Point de surfistas, a Prainha é uma verdadeira joia rara carioca. Está situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, depois da Praia da Macumba, em uma Área de Preservação Ambiental, com apenas 150 metros de faixa de areia.
Em sua localização, você irá encontrar um mar verde-esmeralda com água cristalina, além de muita vegetação da Mata Atlântica. A areia é cercada por morros e pedras, garantindo a sensação única que somente as praias escondidas do Rio podem te dar.
Nos dias de semana, quando fica ainda mais vazia, ela se torna um verdadeiro paraíso. A única maneira de chegar até a Prainha é pela Avenida Estado da Guanabara, saindo da Barra da Tijuca, andando pelo Recreio e pela Praia da Macumba.
E seguindo na estrada, você também passa pelo Abricó, uma praia de nudismo, e chega a belíssima Grumari, que assim como a Prainha, tem o selo de sustentabilidade, com bandeira azul.
2. Praia do Joá (Joatinga)
Para quem gosta da sensação de exclusividade e sossego à beira-mar, essa é a praia! Entre as mais escondidas do Rio de Janeiro, está a Praia do Joá ou a Praia da Joatinga, que fica entre a Barra da Tijuca e São Conrado.
Seu acesso é somente por meio de um condomínio no Joá, mas o acesso é livre para todos. Pegue a Estrada do Joá e entre no condomínio na Pascoal Segreto. Você pode acessar a praia por meio de uma escada na rua Sargento José da Silva.
Com uma extensão de menor de 300m de areia, essa praia é super exclusiva, mas não é acessível em dias de maré alta. Nesses dias, o mar cobre quase toda a faixa de areia. Ela faz parte do bairro Joá, conhecido por suas paisagens encantadoras e majestosas, além de mansões luxuosas.
É um verdadeiro refúgio para os amantes da natureza, com o mar é limpo e translúcido.
3. Praia do Secreto
Se você procura uma piscina natural pequena e charmosa, a Praia do Secreto é a escolhida! Localizada na Barra da Tijuca, a Praia do Secreto é um verdadeiro paraíso escondido. Mas, seu acesso pode ser um pouco inacessível, visto que para chegar até lá você precisa passar por uma trilha íngreme, com um paredão rochoso de 15 metros. Mas, não se engane, a vista e as suas águas cristalinas, com rochas ao redor, fazem tudo valer a pena. Por ter essa pequena trilha para acessar, lembre-se de levar um tênis para um passeio sem perrengues.
A beleza sublime dessa pequena piscina natural com apenas 12 metros de extensão, te faz relaxar, apreciando a vista deslumbrante, além de te dá a oportunidade de se refrescar nas águas cristalinas.
Mas, nos finais de semana da alta temporada, o local é muito lotado, então, prefira ir em dias de semana e chegue cedo.
4. Praia do Perigoso
Em um ambiente relaxante e preservado em área de conservação, sem comércio ou construções próximas, a Praia do Perigoso, localizada no bairro de Guaratiba, é uma praia que preserva a sua beleza natural.
O caminho para chegar é um pouco desafiador, devido à sua trilha íngreme que leva cerca de uma hora, mas a recompensa é uma praia deslumbrante, rodeada por montanhas e vegetação exuberante, bem a cara de uma praia do Rio, não é?
Portanto, se você gosta de aventura, a Praia do Perigoso é o lugar ideal para você. Durante a caminhada até a praia, você pode apreciar a memorável vista da Pedra da Tartaruga e da Pedra do Pontal. Na praia, você estará relaxando ao som de ondas de um mar e paisagens deslumbrantes.
Seguindo a trilha você ainda pode chegar em outras duas praias, a praia do meio e a praia do inferno, ambas lindíssimas e com pouca gente, mas cada trilha é mais difícil que a outra.
5. Praia do Vidigal
Com uma pequena faixa de areia de aproximadamente 500 metros, a praia do Vidigal tem muita história para contar! No final de 1960, o conceituado hotel Sheraton se instalou na região e queria fechar o acesso à praia apenas para seus hóspedes. Mas, para a nossa alegria, isso não foi adiante, tornando a praia pública para os cariocas e visitantes!
A praia fica na encosta do morro Dois Irmãos, próxima à comunidade do Vidigal e do Hotel Sheraton. Quando sua maré sobe quase não sobra areia e o mar por lá é selvagem. Porém, existem dias em que o mar está mais amigável, e a praia vira uma verdadeira piscina natural.
Nas suas areias há muitas pedras e seu mar esverdeado encanta banhistas e pescadores da área.