Desvendando o Forte de Copacabana: um passeio histórico imperdível
O Forte de Copacabana é um dos pontos mais visitados por moradores e turistas da Cidade Maravilhosa. Com 114.169 m² e 40.000 m² de área construída, o forte é uma estrutura imponente, contando com uma usina elétrica, alojamentos e câmaras de tiro.
O complexo, que inclui museu, restaurantes e eventos, foi inaugurado em 1914 e é guardião de episódios que marcaram a cidade e o Brasil. Inclusive, foi a mais poderosa fortificação da América Latina durante o século 20.
Com grande importância histórica, o Forte oferece vistas deslumbrantes e apresenta aos visitantes uma parte da história do Rio. Se interessou e quer visitar esse lugar? O Visit Rio te conta um pouco da história dele e te dá algumas dicas para tornar seu passeio melhor, confira!
Conheça a história do Forte de Copacabana
O Forte de Copacabana é uma construção histórica localizada na Ponta da Igrejinha, em Copacabana. Sua edificação começou em 1908, sendo concluída pelo então presidente da República, marechal Hermes da Fonseca.
A fortaleza foi considerada na época a mais moderna da América do Sul e um marco na engenharia militar. Ao longo dos anos, teve um papel importante em eventos históricos do Brasil, como o levante dos “Dezoito do Forte” em 1922 e a detenção do presidente deposto Washington Luís em 1930.
Durante a Segunda Guerra Mundial, manteve-se em prontidão, e em 1955 houve disparos de sua artilharia contra o navio Cruzador Tamandaré. Posteriormente, em 1987, tornou-se o Museu Histórico do Exército, onde estão em exposição peças de artilharia e uma coleção sobre a história do Exército brasileiro.
Museu Histórico do Exército
O Museu Histórico do Exército é uma referência nos museus militares do Brasil, com sua história iniciada no século 19, passando por diversos endereços antes de se estabelecer, em 1987, no famoso Forte de Copacabana.
Sua missão é preservar e divulgar a memória do Exército Brasileiro, funcionando também como um espaço que oferece cultura e conhecimento aos visitantes. Os principais eventos da história militar do Brasil são exibidos nos salões Colônia-Império, República e Exposições Temporárias.
Ao longo de quase uma década, a equipe técnica do museu trabalhou arduamente para catalogar, reunir e restaurar os acervos disponíveis. A primeira exposição ocorreu em 1992, com a abertura da fortificação ao público. Em 1996, foi inaugurado o salão Colônia-Império, abordando o período de 1500 a 1889, e, em 1998, foi a vez do salão República, que apresenta a história do Exército Brasileiro até 1945, destacando temas como as Guerras de Canudos, a participação na Segunda Guerra Mundial, entre outros momentos cruciais.
Com uma reserva técnica de cerca de quinze mil peças, o museu exibe itens raros, como indumentárias, armamentos e objetos de uso pessoal de figuras históricas militares. Essas peças são expostas esporadicamente em exposições temporárias, incluindo uma mecha do cabelo de Napoleão Bonaparte.
Saiba mais sobre o famoso café do Forte de Copacabana
Além de sua carga histórica, o Forte de Copacabana também é famoso pelo Café do Forte, uma filial da tradicional Confeitaria Colombo. Tomar o café da manhã ou fazer um brunch com quem você gosta, com vista para o Forte e o museu, é um programa clássico para quem está na Cidade Maravilhosa.
A localização também chama a atenção, por ser bem privilegiada. Pertinho da praia de Copacabana, no Posto 6, próximo ao Arpoador e à praia de Ipanema. Mesmo se você não estiver com fome ou não quiser visitar o Museu do Forte de Copacabana, a visita vale a pena só pelo visual deslumbrante.
Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Forte de Copacabana e sua história, além de nossas dicas, não deixe de acompanhar nosso Instagram e nosso blog, onde falamos sobre diversos pontos turísticos do Rio, como, por exemplo, Pão de Açúcar, Cristo Redentor e muito mais.