Dicas para dias ensolarados no Rio: Como aproveitar?

Dicas para dias ensolarados no Rio: Como aproveitar?

Last Updated: 02/01/2024Por Tags:

Se você deseja maximizar sua experiência em dias ensolarados no Rio, aqui é o lugar certo. O roteiro de um dia de sol na cidade maravilhosa pode, muitas vezes, cair no óbvio, como você acabar aproveitando somente as praias. Mas que tal se você aproveitasse mais? Que tal se você otimizasse sua experiência? Com a ajuda do Visit Rio, você pode!

Trouxemos dicas para dias ensolarados no Rio para garantir que os visitantes possam desfrutar plenamente da beleza e da energia vibrante do Rio sob o céu claro. Se interessou pelas dicas? Então vem descobrir quais são!

O que fazer em dias ensolarados no Rio?

1. Praias famosas do rio de janeiro

Todo mundo sabe que RJ é famoso por suas praias fantásticas que tiram o fôlego de qualquer um com sua beleza. Existem praias que são paradas obrigatórias para quem deseja conhecer os principais cartões postais da cidade, como a Praia de Copacabana.

Nela você além de poder dar um passeio pelo famigerado calçadão de Copacabana, onde você pode encontrar restaurantes e cafés para todos os públicos, desde um almoço para sua família até um brunch com seus amigos.

Em frente à Praia de Copacabana, você também pode visitar e até tomar um café no Forte de Copacabana, uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro e uma lembrança do século XX da época em que o Rio era capital do Brasil. Nele você pode tomar um café refinado enquanto aprecia a vista deslumbrante que o local oferece.

2. Apreciar o pôr do sol no Arpoador

Outra parada obrigatória é a Pedra do Arpoador, palco principal do espetáculo que é o pôr do sol neste local. Entre as praias do Diabo e Ipanema, do topo da pedra, você avista a faixa de areia da Praia de Ipanema com o fundo do Morro Dois Irmãos e da Pedra da Gávea. Juntos eles montam a grande paisagem digna até de aplauso dos visitantes, que já virou uma tradição carioca.

Se você estiver num bate e volta no Rio, vale muito a pena menos ir ao calçadão da praia de Ipanema para acompanhar o pôr do sol. O transporte público é uma ótima opção pelo custo-benefício. Se sua escolha for o metrô, desça na General Osório e você terá uma caminhada de 15 minutos até lá. A praia do arpoador é cercada com uma grande variedade por cafés e restaurantes.

A história da Escadaria Selarón: um dos melhores lugares para visitar no Rio

3. Cervejinha na Mureta da Urca

Um dos espaços mais concorridos do Rio de Janeiro, a mureta em frente ao Bar Urca fica lotado nos fins de semana, dificultando até achar um lugarzinho para aproveitar a vista. É um ponto de encontro muito famoso entre cariocas e turistas, porque nada mais carioca do que aproveitar uma vista magnífica com uma cervejinha gelada, né?

Costuma ter uma lotação às quintas e sextas, a partir das 19h, e aos finais de semana. Escolha o dia e tenha o privilégio de apreciar o pôr-do-sol numa vista privilegiada da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar, e dependendo do seu lugar até um pouco
do Cristo Redentor.

4. Saltar de asa delta na Pedra Bonita

Primeira rampa de voo livre do Brasil e localizada no Parque Nacional da Tijuca, a rampa da Pedra Bonita em São Conrado é um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, que, se você curte paisagens maravilhosas e adrenalina, você precisa conhecer.

Com duas rampa de decolagem, uma de parapente e outra para asa delta, o Clube São Conrado de Voo Livre (CSCVL) oferece o serviço de voo duplo de instrução de asa delta e de parapente, caso você queira conhecer as modalidades e ainda pode apreciar a beleza da cidade maravilhosa diretamente do céu.

No topo da pedra, após uma caminhada de cerca de 20 minutos, você também tem uma vista espetacular de São Conrado, partes da Zona Sul e da Barra da Tijuca.

É importante se programar, pois todos os visitantes devem terminar a trilha até às 17 horas, que a hora de fechamento do local.

5. Conhecer o Corcovado (Cristo Redentor)

Vir no Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor não dá, né? Até para nós cariocas, o Cristo Redentor é uma parada obrigatória. E num dia ensolarado no Rio, a paisagem fica ainda mais bonita!

Com 709 metros de altura, o Cristo de braços abertos para a Baía de Guanabara é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. Está localizado no morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, e você pode chegar até o monumento por meio Trem do Corcovado ou de vans dos condutores de visitantes, ou a pé mesmo.

Os ingressos custam entre R$ 13 e R$ 122, dependendo do que você for, do ponto de embarque e da sua idade. Crianças até 4 anos tem direito a gratuidade.

6. Samba na Pedra do Sal

Se você tá procurando por boa músicas como rodas de samba e bailes charme, a Pedra do Sal é o lugar para você. Com bares e eventos culturais de qualidade, a o local tem o intuito de preservar a memória do samba de raiz do século XIX. A Pedra do Sal, no Morro da Conceição, faz parte da região conhecida como Pequena África, que vai do entorno da Praça Mauá até a Cidade Nova.

Quer conhecer a famosa roda de samba da Pedra do Sal é só aparecer lá nas segundas-feiras, às 18hrs.

7. Visitar o Pier Mauá

O Píer Mauá, também conhecido como Píer Oscar Weinschenck, possui cerca de 45 mil m² de área e está localizado no coração do Porto Maravilha. O local já foi vencedor sete vezes do Prêmio World Travel Award, na categoria “Melhor Porto de Cruzeiros da América do Sul”, concedido pela publicação Travel Week.

Ele também já foi sede de eventos importantíssimos para a cidade, como o Rio +20, ArtRIO, Veste Rio, Rio Gastronomia, Casa Brasil na Olímpiada 2016, entre outros.

Você também pode aproveitar pra conhecer o Boulevard Olímpico, o grande legado da Olimpíada e famosa entre os turistas, além de também poder conhecer os museus como Museu do Amanhã e o M.AR (Museu de Arte do Rio).

Atenção para uma dica valiosa: Curte vistas imperdíveis e um passeio nas alturas? Então aproveite para passear na famosa roda gigante do Rio, conhecida como Yup Star, que também está localizada no Porto Maravilha. Prepare a câmera, pois a vista é de roubar o fôlego! Você pode comprar seu ingresso antecipado através do site.

8. Piquenique no Aterro do Flamengo

Considerado o maior parque urbano público do Rio de Janeiro, o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido popularmente como Aterro do Flamengo, é ideal para piqueniques e reuniões de amigos/família num dia ensolarado e para atividades ao ar livre, principalmente nos finais de semana, para a prática de esportes como caminhada, corrida, bicicleta, skate, patins e outros.

A área vai do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, até o início da praia de Botafogo, e passa também pelos bairros da Glória e do Flamengo.

O público pode curtir quadras de esportes como futebol, tênis, vôlei e basquete. Além de conferir os lindos jardins projetados por Roberto Burle Marx. As pistas do Aterro ficam fechadas aos domingos, das 07h até 18h.

Engaje-se com profissionais experientes e empresas do setor de turismo e eventos, torne-se um associado Visit Rio
Newsletter Visit Rio

Receba nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas novidades do Visit Rio!